Cursos
(51) 3225-5719
Assessoria
(51) 3211-1527
(51) 99844-0441
(51) 99594-7182

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO: MÓDULO BÁSICO


CURSOS PORTO ALEGRE
10/06/2010 a 11/06/2010

Inscrições Encerradas

Lista de Espera



LOCAL: AUDITÓRIO IGAM GALERIA MALCON, RUA DOS ANDRADAS, 1560, 18º – CENTRO, PORTO ALEGRE.


CONTADORES E TÉCNICOS EM CONTABILIDADE QUE ATUAM NA CONTABILIDADE, CONTROLE INTERNO, CONTROLADORIA E AUDITORIA DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES GOVERNAMENTAIS E QUE ESTEJAM INICIANDO SUAS ATIVIDADES NESTE SETOR, OU QUE DESEJAREM REVER CONCEITOS BÁSICOS INERENTES À CONTABILIDADE NO SETOR PÚBLICO.


Para órgãos e entidades não assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 380,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 320,00 até a data do curso.


Programa

1. O OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE: O PATRIMÔNIO E SUAS MUTAÇÕES 2. ASPECTOS RELATIVOS ÀS ATUAIS MUDANÇAS NA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3. A ESTRUTURA DA CONTADORIA E O ESTUDO DE UMA PROPOSTA PARA A CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL 4. NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO 5. OS ÓRGÃOS E ENTIDADES QUE INTEGRAM A CONTABILIDADE, O ORÇAMENTO ÚNICO E O BALANÇO CONSOLIDADO 6. A CONTABILIDADE E O ENFOQUE PATRIMONIAL E A RELAÇÃO AO ENFOQUE ORÇAMENTÁRIO 7. CONCEITO DE PLANO DE CONTAS 8. INTERPRETAÇÃO SOBRE SISTEMAS DE CONTAS NA CASP 9. CONTABILIZAÇÃO: 9.1 DO ORÇAMENTO 9.2 RECEITA PÚBLICA ORÇAMENTÁRIA E EXTRA-ORÇAMENTÁRIA 9.3 RECEITA EFETIVA E NÃO-EFETIVA 9.4 REGIME DE RECONHECIMENTO DA RECEITA 9.5 DESTINAÇÃO DA RECEITA 9.6 ARRECADAÇÃO E ESTORNOS DE RECEITA 9.7 DEVOLUÇÕES E RENÚNCIA DE RECEITA 9.8 INTERFERÊNCIAS ATIVAS E PASSIVAS 9.9 DESPESA PÚBLICA ORÇAMENTÁRIA E EXTRA-ORÇAMENTÁRIA 9.10 DESPESA EFETIVA E NÃO-EFETIVA 9.11 REGIME DE COMPETÊNCIA PARA A DESPESA 9.12 RESTOS A PAGAR NÃO-PROCESSADOS E O REGIME DE COMPETÊNCIA 9.13 RECONHECIMENTO DO 13º E FÉRIAS 9.14 DÍVIDA ATIVA E SEUS ASPECTOS CONTÁBEIS 9.15 PROVISÃO PARA PERDAS EM DÍVIDA ATIVA 9.16 REPASSES E DEVOLUÇÕES DE RECURSOS RELATIVOS AO PODER LEGISLATIVO (INCLUI IRRF E RENDIMENTOS DE APLICAÇÕES) 9.17 DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÕES DE BENS. 10. EXERCÍCIOS PRÁTICOS E LEVANTAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS: BALANÇO ORÇAMENTÁRIO, FINANCEIRO, BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DAS VARIAÇÕES PATRIMONIAIS

Professor

PAULO CÉSAR FLORES
PAULO CÉSAR FLORES
Contador, Sócio e Administrador do IGAM, MBA em Controladoria, Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais, Professor Universitário, Professor em cursos de Pós-Graduação, Instrutor de cursos nas áreas de Planejamento, Contabilidade, Controles Internos, Auditoria, Controladoria, Sistemas de Custos e Gestão, autor de artigos e livros.



Observações

• O empenho deverá ser feito em nome de IGAM Corporativo Cursos e Assessoria LTDA. CNPJ: 07.675.477/0001-16.
• A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para cursos@igam.com.br.


CERTIFICADOS:
• Os certificados serão disponibilizados no Portal do Aluno, através do link www.igam.com.br/aluno, após a realização do curso. O documento estará preenchido exatamente conforme o registro das presenças realizado na recepção do IGAM, em cada um dos turnos do curso.


Inscrições Encerradas



SOBRE O IGAM

Somos uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública. Desde 1992, construímos conhecimento para o alcance da eficiência governamental e parlamentar.


Gestão Pública IGAM Publicações IGAM Acessibilidade

NEWSLETTER

Inscreva-se para receber novidades e informações do IGAM.


ONDE ESTAMOS

Rua dos Andradas, 1560 - 18º andar - Galeria Malcon - Centro
Porto Alegre RS - CEP 90026-900

Clique aqui para ver um mapa de nossa localização.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 9:00 as 17:30



O IGAM, fundado em 1992, possui como sócios-diretores Paulo César Flores e André Leandro Barbi de Souza. O quadro funcional é composto por colaboradores efetivos altamente especializados nas áreas jurídicas, de contabilidade, administração e com vivência prática em suas áreas de atuação. O produto de trabalho do IGAM é o conhecimento e a informação para os gestores, parlamentares e técnicos da administração pública, disponibilizados por vários canais: periódicos, newsletters diárias, esclarecimentos por telefone, fax, internet ou pessoalmente, cursos para órgãos públicos presenciais e, ainda, atendimento a demandas específicas do órgão ou entidade governamental. - Agência Digital