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CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE ARQUIVOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - TRANSPARÊNCIA E ACESSO À INFORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA


CURSOS PORTO ALEGRE
23/09/2014 a 24/09/2014


SEDE IGAM


Dia: 23/09/2014 das 09:00 às 11:45
Dia: 23/09/2014 das 13:45 às 17:00
Dia: 24/09/2014 das 09:00 às 11:00
GESTORES, FUNCIONÁRIOS DE ARQUIVO E DEMAIS INTERESSADOS NO TEMA EM GERAL.


Para órgãos e entidades não assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 450,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 390,00 até a data do curso.


Programa

1. Informação, documentos e arquivo público municipal: características e importância;
2. Arquivo público municipal: requisitos para sua criação, implantação e operacionalização;
3. Configuração legal e área de jurisdição do arquivo público municipal;
4. Estrutura organizacional;
5. Posição hierárquica;
6.  Modelo de mensagem do prefeito à câmara de vereadores apresentando o projeto de lei que cria o   arquivo público municipal;
7. Modelo de projeto de lei que dispõe sobre a criação do arquivo público municipal, define as diretrizes da política municipal de arquivos públicos e privados de interesse público e social e cria o Sistema Municipal de Arquivos;
8.  Modelo de regimento interno;
9. Recursos humanos;
10.  Localização e construção de arquivos;
11.  Instalações e equipamentos e mobiliário;
12. Gestão de documentos de arquivo – Programa de gestão documental;
13. O ciclo vital dos documentos de arquivo;
14. Fases da gestão de documentos;
15. Gestão de documentos correntes;
16. Atividades de protocolo;
17. Atividades de arquivamento;
18. Métodos de arquivamento;
19. Avaliação, seleção e destinação de documentos;
20. Benefícios da avaliação de documentos;
21;.  Avaliação como parte de um programa de gestão de documentos;
22.  Composição da comissão permanente de avaliação de documentos;
23.  Pré-requisitos para realizar a avaliação;
24.  Valoração dos documentos;
25. Avaliação de acervos acumulados;
26.  Instrumentos técnicos de gestão de documentos
27. Plano de classificação de documentos (pcd)
28. Tabela de temporalidade e destinação de documentos (ttd)
29. Seleção de documento
30.  Gestão de documentos intermediários
31. Arquivo permanente
32. Preservação de acervos documentais


Professor

ROSANI GORETE FERON



Observações

• O empenho deverá ser feito em nome de IGAM Corporativo Cursos e Assessoria LTDA. CNPJ: 07.675.477/0001-16.
• A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para cursos@igam.com.br.


CERTIFICADOS:
• Os certificados serão disponibilizados no Portal do Aluno, através do link www.igam.com.br/aluno, após a realização do curso. O documento estará preenchido exatamente conforme o registro das presenças realizado na recepção do IGAM, em cada um dos turnos do curso.




SOBRE O IGAM

Somos uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública. Desde 1992, construímos conhecimento para o alcance da eficiência governamental e parlamentar.

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O IGAM, fundado em 1992, possui como sócios-diretores Paulo César Flores e André Leandro Barbi de Souza. O quadro funcional é composto por colaboradores efetivos altamente especializados nas áreas jurídicas, de contabilidade, administração e com vivência prática em suas áreas de atuação. O produto de trabalho do IGAM é o conhecimento e a informação para os gestores, parlamentares e técnicos da administração pública, disponibilizados por vários canais: periódicos, newsletters diárias, esclarecimentos por telefone, fax, internet ou pessoalmente, cursos para órgãos públicos presenciais e, ainda, atendimento a demandas específicas do órgão ou entidade governamental.