Cursos
(51) 3225-5719
Assessoria
(51) 3211-1527
(51) 99844-0441
(51) 99594-7182

DÉCIMO SEGUNDO ENCONTRO TÉCNICO DE CÂMARAS MUNICIPAIS E MESAS DIRETORAS


CURSOS PORTO ALEGRE
29/01/2014 a 31/01/2014

Inscrições Encerradas

Lista de Espera



SEDE DO IGAM RUA DOS ANDRADAS Nº156018º ANDAR - GALERIA MALCON CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE


Dia: 29/01/2014 das 09:00 às 12:00
Dia: 29/01/2014 das 14:00 às 17:30
Dia: 30/01/2014 das 09:00 às 12:00
Dia: 30/01/2014 das 14:00 às 17:30
Dia: 31/01/2014 das 09:00 às 11:00
O EVENTO SERÁ DIRIGIDO A PRESIDENTES DE CÂMARAS MUNICIPAIS, VEREADORES INTEGRANTES DA MESA DIRETORA, DEMAIS VEREADORES, PROCURADORES LEGISLATIVOS, ASSESSORES JURÍDICOS, DIRETORES, ASSESSORES LEGISLATIVOS, ASSESSORES PARLAMENTARES, ASSESSORES DE COMISSÃO, CONTADORES E DEMAIS SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL.


Para órgãos e entidades não assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 450,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 390,00 até a data do curso.


Programa

  1. A RESPONSABILIDADE DOS VEREADORES E DA MESA DIRETORA NA CONSTRUÇÃO DA CÂMARA COMO UM PODER LEGISLATIVO;
  2. A MESA DIRETORA, O CONTROLE DE PRAZOS E O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE NO PROCESSO LEGISLATIVO;
  3. A MESA DIRETORA E A ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS INTERNOS PARA A TRAMITAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES;
  4. A MESA DIRETORA, A FUNÇÃO PARLAMENTAR DE FISCALIZAÇÃO E A TRAMITAÇÃO DO PEDIDO DE INFORMAÇÃO, DA CONVOCAÇÃO DE AUTORIDADES E DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO, SOB OS EFEITOS DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LEI FEDERAL Nº 12.527, DE 2011;
  5. A RESPONSABILIDADE DA MESA DIRETORA NA GESTÃO DE PESSOAS E NA ORGANIZAÇÃO DE CARGOS EM COMISSÃO, DE CARGOS EFETIVOS E DE PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL;
  6.  A RESPONSABILIDADE DA MESA DIRETORA NA GESTÃO FISCAL DA CÂMARA MUNICIPAL E O JULGAMENTO DAS CONTAS DO PRESIDENTE, NA CONDIÇÃO DE ORDENADOR DE DESPESA;
  7. A RESPONSABILIDADE DA MESA DIRETORA E DO PRESIDENTE DA CÂMARA DIANTE DOS APONTES DE IRREGULARIDADES DO TRIBUNLA DE CONTAS DO ESTADO E AS PRINCIPAIS MEDIDAS CORRETIVAS;
  8. COMO A MESA DIRETORA DEVE PLANEJAR A CÂMARA MUNICIPAL PARA SER UM PODER LEGISLATIVO.

Professores

ANA PAULA COIMBRA RODRIGUES
ANA PAULA COIMBRA RODRIGUES
Advogada, consultora jurídica em direito público, especialista em Assistência Social, e Pós-Graduada em Direito Público pela ESMAFE/RS.


ANDRÉ LEANDRO BARBI DE SOUZA
ANDRÉ LEANDRO BARBI DE SOUZA
Advogado, fundador, sócio e diretor do IGAM (www.igam.com.br), professor com especialização em direito político, autor dos livros A Lei, seu Processo de Elaboração e a Democracia (2013) e O que é ser Vereador (2017), autor de artigos técnicos publicados em revistas especializadas no Brasil e em Portugal, avaliador de artigos para a Revista de Estudos Legislativos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, professor de cursos in company ministrados junto a escolas de magistratura e de ministérios públicos estaduais, tribunais, escolas de assembleias legislativas, câmaras municipais e prefeituras, professor de cursos e capacitações realizadas pelo IGAM, palestrante convidado para eventos estaduais e nacionais relacionados à administração pública e à atuação parlamentar, especialmente os dirigidos a vereador e servidor de câmara municipal, pesquisador na área jurídica relacionada com processo legislativo, legística e técnica legislativa, parecerista e conferencista.


BRUNA ÉRINGER REFOSCO


DANIEL PIRES CHRISTOFOLI
DANIEL PIRES CHRISTOFOLI
Graduado pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RS. Especialista em direito público pelo Instituto de Desenvolvimento Cultural – IDC. Especialista em direito público pela Escola Superior da Magistratura Federal – ESMAFE. Mestre em direito pelo Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter. Assessor Jurídico no Município de Canoas- RS (2009-2010). Instrutor de cursos na área de pessoal e processo administrativo e Consultor no Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos – IGAM.


EVERTON MENEGAES PAIM
EVERTON MENEGAES PAIM
Advogado graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS; Especializando em direito público pela Faculdade Projeção de Brasília. É Consultor Jurídico, Instrutor de Cursos do IGAM e Palestrante convidado da EGEM/SC, com atuação nas áreas de organização e funcionamento de Câmaras Municipais, exercício das Atividades Parlamentares e Processo Legislativo Municipal.


FABIANO TRONCO DE VARGAS
FABIANO TRONCO DE VARGAS
Contador, graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Curso de Extensão em Controle Interno (UNISINOS); Pós-graduando em Contabilidade Pública Aplicada ao Setor Público (FADERGS); Consultor e Instrutor de cursos do IGAM nas áreas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento Público, RPPS, Patrimônio, Almoxarifado, Gestão Fiscal, Recursos da Educação, Captação de Recursos Públicos, Prestação de Contas e Controles Internos.


GABRIELE VALGOI
GABRIELE VALGOI
Advogada e consultora jurídica na área de direito administrativo e direito tributário, formada pela PUCRS em bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, com especialização em Direito Público pela PUCRS, e especialização em Direito Tributário, pelo IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários), atualmente cursando MBA em Direito Tributário pela FGV Management.


MARCO ANTÔNIO PERUZZATO
MARCO ANTÔNIO PERUZZATO
Especialista em Administração de Empresas e Marketing,teve sua carreira profissional desenvolvida na multinacional americana – JOHNSON & JOHNSON, sendo responsável pelas estratégias de negócios, desenvolvimento de novos mercados, treinamento e desenvolvimento de pessoas. Desenvolveu vários trabalhos na área pública, com temas no desenvolvimento de lideranças.


RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA
RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA
Professora, Advogada, graduada em Direito e com Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Estado, pelo Centro Universitário Ritter dos Reis, de Canoas/RS; com Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Ambiental, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Porto Alegre/RS, Coordenação Rio de Janeiro/RJ, apresentou trabalho de conclusão de curso em turismo sustentável. Certificada em Gastronomia e Alta Cozinha pelo Instituto Gastronômico das Américas. Curso de Extensão em Direito Eleitoral pela PUC/RS. Exerceu as funções de assessoramento, chefia e Procuradora Jurídica na Câmara Municipal de Canoas. Foi Secretária Municipal em Canoas/RS. Consultora e Instrutora do IGAM.


TATIANA MATTE DE AZEVEDO
TATIANA MATTE DE AZEVEDO
Advogada, formada pela PUCRS e pós-graduada, em nível de especialização, na área de Direito Civil e Processual Civil, pela Faculdade IDC – Instituto de Desenvolvimento Cultural; cursa pós-graduação, em nível de especialização, na área de Previdência Pública pela Faculdade Meridional – IMED; foi secretária municipal de administração, secretária municipal de saúde e assistência social e assessora jurídica; é professora de pós-graduação em Direito Previdenciário; ministra cursos e palestras nas áreas de Direito Administrativo e Previdenciário; Consultora do IGAM com ênfase na área de pessoal.


VOLNEI MOREIRA DOS SANTOS
VOLNEI MOREIRA DOS SANTOS
Bacharel em Direito (UNIRITTER, 1989, II, Canoas-RS). Atua como consultor jurídico na área de Licitações e contratos administrativos desde 1994; Foi professor no Curso Sequencial de Gestão Pública na Universidade de Caxias do Sul - UCS (2003-2005). É autor dos livros: A Lei do Pregão no Município, Editora Verbo Jurídico (2007), e Descomplicando a Licitação Pública, (IGAM 2015).



Observações

• O empenho deverá ser feito em nome de IGAM Corporativo Cursos e Assessoria LTDA. CNPJ: 07.675.477/0001-16.
• A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para cursos@igam.com.br.


CERTIFICADOS:
• Os certificados serão disponibilizados no Portal do Aluno, através do link www.igam.com.br/aluno, após a realização do curso. O documento estará preenchido exatamente conforme o registro das presenças realizado na recepção do IGAM, em cada um dos turnos do curso.


Inscrições Encerradas



SOBRE O IGAM

Somos uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública. Desde 1992, construímos conhecimento para o alcance da eficiência governamental e parlamentar.

Acessível por smartphones

Gestão Pública IGAM Publicações IGAM Acessibilidade

NEWSLETTER

Inscreva-se para receber novidades e informações do IGAM.


ONDE ESTAMOS

Rua dos Andradas, 1560 - 18º andar - Galeria Malcon - Centro
Porto Alegre RS - CEP 90026-900

Clique aqui para ver um mapa de nossa localização.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 9:00 as 17:30



O IGAM, fundado em 1992, possui como sócios-diretores Paulo César Flores e André Leandro Barbi de Souza. O quadro funcional é composto por colaboradores efetivos altamente especializados nas áreas jurídicas, de contabilidade, administração e com vivência prática em suas áreas de atuação. O produto de trabalho do IGAM é o conhecimento e a informação para os gestores, parlamentares e técnicos da administração pública, disponibilizados por vários canais: periódicos, newsletters diárias, esclarecimentos por telefone, fax, internet ou pessoalmente, cursos para órgãos públicos presenciais e, ainda, atendimento a demandas específicas do órgão ou entidade governamental. A Natureza Jurídica da Emater/RS e a Participação em Conselhos Municipais | Os Poderes Executivo e Legislativo municipal podem ter sistemas de contabilidade e orçamento de diferentes fornecedores? | A Utilização do Acordo de Cooperação como forma de desvio das finalidades da Lei nº 13.019/2014 | O teto remuneratório e a acumulação de cargos | A contratação temporária e emergencial de servidor público | | Sitemap
Agencia Digital | Desenvolvimento de Sites | Marketing Digital