Cursos
(51) 3225-5719
(51) 3017-4999
Assessoria
(51) 3211-1527
(51) 99844-0441
(51) 99594-7182

Elaboração de Planilhas de Custos e Formação de Preços


CURSOS Porto Alegre
02/07/2019 a 03/07/2019


Programa

1. Contextualização
1.1 Obrigatoriedade da elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços – base legal
1.1.1 Orientações dos Tribunais de Contas
1.2 Elementos e dados necessários para a elaboração
1.2.1 Projeto básico/Termo de Referência - dados da contratação
1.2.2 Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo ou Dissídio Coletivo de Trabalho da categoria
1.2.3 Pesquisa de mercado referente aos insumos, veículos e equipamentos empregados, seguros e demais itens que compõem o custo
1.2.4 Legislação aplicável ao objeto a ser contratado
1.3 Taxa de uso de recurso humanos e de veículos (transporte escolar)
1.5 Produtividade (serviços de limpeza)
2. Elaboração da Planilha de Custos e Formação de Preços
Parâmetro utilizado pela União – Instrução Normativa nº 5/2017 e suas atualizações
2.1 Composição do Módulo 1 – Remuneração
2.1.1 Salário normativo
2.1.2 Salário proporcional
2.1.3 Adicionais de periculosidade e insalubridade
2.1.4 Adicional noturno
2.1.5 Horário extraordinário
2.1.6 A jornada 12x36
2.2. Composição do Módulo 2 -Encargos diários, mensais e anuais
2.2.1 Submódulo 2.1 - 13º Salário e adicional de férias
2.2.2 Submódulo 2.2 - Encargos previdenciários e FGTS
2.2.3 Submódulo 2.3 - Benefícios mensais e diários
2.3 Composição do Módulo 3 – Provisão para rescisão
2.3.1 Submódulo 3.1. Aviso prévio indenizado
2.3.2 Submódulo 3.2. Aviso prévio trabalhado
2.3.3 Submódulo 3.3. - Demissão por justa causa
2 4 Composição do Módulo 4 - Custo de reposição do profissional ausente
2.4.1 Ausências legais
2.5 Composição do Módulo 5 – Insumos diversos de mão de obra
2.5.1 Uniformes e equipamentos de proteção individual
2.6 Composição do Módulo 6 Custos com veículos (transporte escolar)
2.6.1 Combustíveis
2.6.2 Óleos lubrificantes
2.6.3 Manutenção
2.6.4 Rodagem
2.6.5. Despesas de capital
2.6.5.1 Depreciação
2.6.5.2 Remuneração de capital
2.6.6 Aferições semestrais e do cronotacrógafo
2.6.7 IPVA e licenciamento
2.6.8 Seguros
2.7 Composição do Módulo 7 – BDI - Custos indiretos, lucro e tributos
2.7.1 Custos indiretos
2.7.2 Lucro
2.7.3 Tributos
2.8 Custo total
2.8.1 Custo do homem mês (posto de serviço)
2.8.2 Custo por m2 (limpeza)
2.8.3 Custo por KM (transporte escolar)

 


Vídeo




SEDE do IGAM - Rua dos Andradas 1560, 18º andar - Galeria Malcon Centro - Porto Alegre (RS).


Dia: 02/07/2019 das 09:00 às 11:45
Dia: 02/07/2019 das 13:45 às 17:00
Dia: 03/07/2019 das 09:00 às 11:00
Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, procuradores jurídicos, assessores jurídicos, diretores, chefias, servidores responsáveis pela elaboração de orçamentos e Planilhas de Custos e Formação de preços, integrantes da Comissão de Licitações, Pregoeiro e equipe de apoio ao pregoeiro ou com atuação geral na área de licitações e contratos públicos dos Poderes Legislativo e Executivo, autarquias e fundações, e demais profissionais interessados no tema.


Para órgãos e entidades não assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 610,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 510,00 até a data do curso.


ATENÇÃO: Ao participar dos cursos do IGAM, dá direito a escolha de um livro da editora IGAM. * O que é ser Vereador em perguntas e respostas * E-social - Nova Realidade das Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Fiscais nos órgãos Públicos * O Regime Disciplinar Aplicado aos Servidores Estatutários e Celetistas

Professores

DAIANA SAMPAIO MAIA VIER
DAIANA SAMPAIO MAIA VIER
Contadora pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Especialista em Perícia e Auditoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciada para a capacitação em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Escola de Administração Fazendária (ESAF), com experiência em Contabilidade, Auditoria Externa e Interna, Consultora e Instrutora de Cursos do IGAM, atuando nas áreas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Orçamento e Controle Interno.


MARGERE ROSA DE OLIVEIRA
MARGERE ROSA DE OLIVEIRA
Advogada e consultora jurídica na área de direito administrativo e direito tributário, formada pela UNISINOS em bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, com Mestrado em Direito pela PUCRS especialização em Direito Advocacia Pública pela UFRGS. Autora do Livro Curso de Licitações e Contratos Administrativos, Editora Plenum.



Observações

• O empenho deverá ser feito em nome de IGAM Corporativo Cursos e Assessoria LTDA. CNPJ: 07.675.477/0001-16.
• A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para cursos@igam.com.br.


CERTIFICADOS:
• Os certificados serão disponibilizados no Portal do Aluno, através do link aluno.igam.com.br, após a realização do curso. O documento estará preenchido exatamente conforme o registro das presenças realizado na recepção do IGAM, em cada um dos turnos do curso.




SOBRE O IGAM

Somos uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública. Desde 1992, construímos conhecimento para o alcance da eficiência governamental e parlamentar.


Gestão Pública IGAM Publicações IGAM Acessibilidade

NEWSLETTER

Inscreva-se para receber novidades e informações do IGAM.


ONDE ESTAMOS

Rua dos Andradas, 1560 - 18º andar - Galeria Malcon - Centro
Porto Alegre RS - CEP 90026-900

Clique aqui para ver um mapa de nossa localização.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 9:00 as 17:30



O IGAM, fundado em 1992, possui como sócios-diretores Paulo César Flores e André Leandro Barbi de Souza. O quadro funcional é composto por colaboradores efetivos altamente especializados nas áreas jurídicas, de contabilidade, administração e com vivência prática em suas áreas de atuação. O produto de trabalho do IGAM é o conhecimento e a informação para os gestores, parlamentares e técnicos da administração pública, disponibilizados por vários canais: periódicos, newsletters diárias, esclarecimentos por telefone, fax, internet ou pessoalmente, cursos para órgãos públicos presenciais e, ainda, atendimento a demandas específicas do órgão ou entidade governamental. - Agência Digital