Cursos
(51) 3225-5719
Assessoria
(51) 3211-1527
(51) 99844-0441
(51) 99594-7182

Implantação e Execução de Política Pública de Desenvolvimento Econômico Local


CURSOS Porto Alegre
17/10/2018 a 19/10/2018

Inscrições Encerradas

Lista de Espera



Programa

1. Por que é importante implementar uma política de desenvolvimento no seu município?
2. Por quê desenvolvimento local? E o desenvolvimento regional?
3.Desenvolvimento local:
- Conceituação;
- Desenvolvimento endógeno e exógeno
4.A governança do sistema.
5. Em que áreas podemos atuar para acelerar o desenvolvimento da cidade/município?
6. Quais os reflexos do programa de desenvolvimento local quando implementado?
7. Cases de desenvolvimento local no RS.
8. As alianças necessárias e a estratégia de envolvimento das forças vivas do município no processo.
9. O modelo participativo contrapondo à contratação de empresas ou instituições para desenvolvimento de um plano estratégico de desenvolvimento local.
10. O Plano Estratégico de Desenvolvimento Local.
11. Diagnóstico.
12. Pressupostos.
13. O Marketing da Cidade.
14. Colocando o desenvolvimento na pauta.
15. Envolvendo a cidade no processo.
16. Divulgando o modelo.
17. A interlocução com o Estado, a União e outros municípios.
18. Como descobrir o modelo de desenvolvimento para cada cidade? Região.
19. Minha cidade já é desenvolvida, precisa de um plano estratégico?
20. Quais são os elementos que transformam uma cidade competitiva no desenvolvimento econômico?
21. Uma ação exclui a outra?
22. Atrair investimento pode ser um bom negócio?
23. O que é um empreendimento predatório? Como lidar com eles?
24. Oficina para o desenvolvimento de propostas de políticas públicas para o desenvolvimento dos municípios.
25. A legislação municipal.
26. O plano diretor e a localização dos empreendimentos.
27. O licenciamento ambiental.
28. A estrutura administrativa necessária.
29. Acompanhamento por indicadores.
30. A busca de financiamento.
31. Agente de Locais de Desenvolvimento.
32. A busca de empreendimentos.
33. Definindo o desenvolvimento como uma marca do governo.




SEDE do IGAM - Rua dos Andradas 1560, 18º andar - Galeria Malcon Centro - Porto Alegre (RS).


Dia: 17/10/2018 das 14:00 às 17:00
Dia: 18/10/2018 das 09:00 às 11:45
Dia: 18/10/2018 das 13:45 às 17:00
Dia: 19/10/2018 das 08:30 às 10:30
Prefeitos, vereadores, secretários de planejamento, secretários de desenvolvimento, diretores, assessores, advogados, contadores, administradores, arquitetos, demais interessados.


Para órgãos e entidades não assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 590,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 490,00 até a data do curso.


ATENÇÃO: Ao participar dos cursos do IGAM, dá direito a escolha de um livro da editora IGAM. * Patrimônio nos Poderes Executivos e Legislativos Municipais * Retenções Previdenciárias nas Contratações do Setor Público * O que é ser Vereador em perguntas e respostas * Procuradoria e a Assessoria Jurídica no Município * Nova Realidade das Obrigações Trabalhistas, Previdenciárias e Fiscais nos Órgãos Públicos – Manual de Implantação (E-social)

Professor

MARCOS ALEXANDRE CITTOLIN
MARCOS ALEXANDRE CITTOLIN
Advogado, Especialista em Pedagogia Social e em Direito Tributário, Mestre Engenharia, Infraestrutura e Meio Ambiente. Foi Secretário de Desenvolvimento de Passo Fundo, onde idealizou e implemento o sistema de desenvolvimento no período de 2005 a 2012. Gestor do Parque Tecnológico da UPF, e consultor para o posicionamento estratégicos de empresas de grande e médio porte no RS e em outros estados. Atua em dois projetos de Plataformas Logísticas no Estado; Atuou na FINEP, IMED, Governo do Estado e posições ligadas ás área de empreendedorismo e inovação. Foi professor na UPF e na Anhanguera e trabalhou na ACISA, Pepsi Cola, como consultor externo do SEBRAE e em outras instituições.



Observações

• O empenho deverá ser feito em nome de IGAM Corporativo Cursos e Assessoria LTDA. CNPJ: 07.675.477/0001-16.
• A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para cursos@igam.com.br.


CERTIFICADOS:
• Os certificados serão disponibilizados no Portal do Aluno, através do link www.igam.com.br/aluno, após a realização do curso. O documento estará preenchido exatamente conforme o registro das presenças realizado na recepção do IGAM, em cada um dos turnos do curso.


Inscrições Encerradas



SOBRE O IGAM

Somos uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública. Desde 1992, construímos conhecimento para o alcance da eficiência governamental e parlamentar.


Gestão Pública IGAM Publicações IGAM Acessibilidade

NEWSLETTER

Inscreva-se para receber novidades e informações do IGAM.


ONDE ESTAMOS

Rua dos Andradas, 1560 - 18º andar - Galeria Malcon - Centro
Porto Alegre RS - CEP 90026-900

Clique aqui para ver um mapa de nossa localização.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 9:00 as 17:30



O IGAM, fundado em 1992, possui como sócios-diretores Paulo César Flores e André Leandro Barbi de Souza. O quadro funcional é composto por colaboradores efetivos altamente especializados nas áreas jurídicas, de contabilidade, administração e com vivência prática em suas áreas de atuação. O produto de trabalho do IGAM é o conhecimento e a informação para os gestores, parlamentares e técnicos da administração pública, disponibilizados por vários canais: periódicos, newsletters diárias, esclarecimentos por telefone, fax, internet ou pessoalmente, cursos para órgãos públicos presenciais e, ainda, atendimento a demandas específicas do órgão ou entidade governamental. - Agência Digital