Cursos e Consultoria
(48) 3307-9446
(48) 98824-5207

Organização de Arquivos e a Gestão de Documentos Eletrônicos


CURSOS Florianópolis
24/07/2019 a 26/07/2019


Programa

1° dia - 13h30 às 17h - Profa. Clara

1. Os arquivos e o ciclo de vida dos documentos
2. Os arquivos e a legislação:
2.1 Lei nº 8.159 de 08/01/1991, dos arquivos públicos e privados e Lei nº12.527, de
2.2 18/11/2011, do acesso aos documentos.
2.3 O sistema Nacional de Arquivos – SINAR  e o Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ
3. O arquivo público municipal
3.1  Conceito  e configuração legal
3.2 Legislação e metas para criação

2° dia - 08h50 às 12h - Profa. Clara

4. Gestão de documentos arquivísticos; 
4.1 Etapas da gestão de documentos: funções arquivísticas
4.2 Produção/tramitação de documentos; Classificação de documentos - Plano de
4.3 Avaliação  de documentos - Tabela de temporalidade
4.4 Descrição de documentos – normas de descrição
4.5 Preservação de documentos – rotinas de conservação
5Os arquivos e a tecnologia
5.1  Documentos digitais
5.2  Digitalização, microfilmagem, bancos de dados e repositórios digitais.

2° dia - 13h30 às 17h - Prof. Dreone

6.   Gestão de Documentos Eletrônicos
6.1. Conceituação
6.2. Base legal
6.3. Certificado e assinatura Digital
6.4. Sistemas Informatizados de Gestão de Documentos

3° dia - 8h50 às 12h - Prof. Dreone

6.5. Entendimento dos Tribunais de Contas
6.5. Normatização interna
6.6. Casos práticos

 




Sede IGAMSC - Rua General Liberato Bittencourt, 1885, Sala 301, CEP: 88070-800, Canto


Dia: 24/07/2019 das 13:30 às 17:00
Dia: 25/07/2019 das 08:50 às 12:00
Dia: 25/07/2019 das 13:30 às 17:00
Dia: 26/07/2019 das 08:50 às 12:00
Profissionais responsáveis por arquivos municipais, arquivistas.


Para órgãos e entidades não assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 590,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 490,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades afiliados a UVESC:
* R$ 490,00 até a data do curso.


Professores

CLARA MARLI SCHERER KURTZ
CLARA MARLI SCHERER KURTZ
Formada em Letras Português – Inglês e em Arquivologia, pela UFSM, com Mestrado em Comunicação, na área de Ciência da Informação - UFRJ. Coordenadora do Projeto de Modernização do Arquivo Público Municipal de Canoas, em 2003 e 2004.Consultora na área de arquivos, em empresas como CONCEPA e FUNCORSAN, em Porto Alegre e FUNDAE, em Santa Maria. Ministrante de cursos e treinamentos em Prefeituras e em empresas.


DREONE MENDES
DREONE MENDES
graduado em Ciências Contábeis, pós graduado em Controladoria, pós Graduando em Gestão Pública Municipal; Contador Geral do Município de Luzerna (SC); Presidente do Colegiado de Contadores Públicos da Associação de Municípios do Meio Oeste Catarinense; Coordenador do Núcleo de Práticas Contábeis da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense; Licenciado para capacitação de demonstrativos fiscais pela Escola de Administração Fazendária.



Sugestão de Hospedagem

IMPORTANTE

Para ter acesso ao tarifário especial, informe que é cliente IGAM SC

 

CAMBIRELA HOTEL

www.cambirela.com.br

Endereço: Av. Marinheiro Max Schramm, 2199 – Estreito – Florianópolis/SC – CEP 88.095-001

Telefone: (48) 3281-3100

  

ATENÇÃO

O IGAM SC reserva-se no direito de CANCELAR o curso em até 5 (cinco) dias úteis antes da data de início do mesmo, caso não tenhamos o número mínimo de inscritos para realizá-lo.

 

Em caso de dúvidas, contate o IGAM SC pelo (48) 3307-9446 / 98824-5207


Observações

• O empenho deverá ser feito em nome de IGAM SC Cursos e Consultoria LTDA. CNPJ: 28.474.582/0001-67.
• A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para cursosc@igam.com.br.


CERTIFICADOS:
• Os certificados serão disponibilizados no Portal do Aluno, através do link aluno.igam.com.br, após a realização do curso. O documento estará preenchido exatamente conforme o registro das presenças realizado na recepção do IGAM, em cada um dos turnos do curso.






SOBRE O IGAM

Somos uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública. Nossas atividades iniciaram em Santa Catarina em 2017, construímos conhecimento para o alcance da eficiência governamental e parlamentar.


Gestão Pública IGAM Publicações IGAM Acessibilidade

NEWSLETTER

Inscreva-se para receber novidades e informações do IGAM.


ONDE ESTAMOS

Rua General Liberato Bittencourt, 1885, Centro Executivo Imperatriz – Salas 301/302
Florianópolis SC – CEP: 88070-800

Clique aqui para ver um mapa de nossa localização.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 8:30 as 12:00 e das 13:00 as 17:30



O IGAM SC, fundado em 2017, possui como sócios-diretores Alexandre Alves, Paulo César Flores e André Leandro Barbi de Souza. O quadro funcional é composto por colaboradores efetivos altamente especializados nas áreas jurídicas, de contabilidade, administração e com vivência prática em suas áreas de atuação. O produto de trabalho do IGAM SC é o conhecimento e a informação para os gestores, parlamentares e técnicos da administração pública, disponibilizados por vários canais: periódicos, newsletters diários, esclarecimentos por telefone, internet ou pessoalmente, cursos para órgãos públicos presenciais e, ainda, atendimento a demandas específicas do órgão ou entidade governamental - Agência Digital