Cursos
(51) 3225-5719
Assessoria
(51) 3211-1527
(51) 99844-0441
(51) 99594-7182

Organização de Arquivos Municipais


CURSOS Porto Alegre
06/05/2015 a 08/05/2015


SEDE do IGAM - Rua dos Andradas 1560, 18º a. Galeria Malcon – Centro - Porto Alegre-RS.


Dia: 06/05/2015 das 14:00 às 17:00
Dia: 07/05/2015 das 09:00 às 11:45
Dia: 07/05/2015 das 13:45 às 17:00
Dia: 08/05/2015 das 09:00 às 11:00
Profissionais responsáveis por arquivos municipais, arquivistas.


Para órgãos e entidades não assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 450,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 390,00 até a data do curso.


Programa

1-Os arquivos e o ciclo de vida dos documentos
2- Os arquivos e a legislação:
Lei nº 8.159 de 08/01/1991, dos arquivos públicos e privados e Lei nº12.527, de
18/11/2011, do acesso aos documentos.
O sistema Nacional de Arquivos – SINAR  e o Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ
3- O arquivo público municipal
Conceito  e configuração legal
Legislação e metas para criação
4- Gestão de documentos arquivísticos:
Etapas da gestão de documentos: funções arquivísticas
Produção/tramitação de documentos; Classificação de documentos - Plano de
Avaliação  de documentos - Tabela de temporalidade
Descrição de documentos – normas de descrição
Preservação de documentos – rotinas de conservação
5- Os arquivos e a tecnologia
Documentos digitais}
Digitalização, microfilmagem, soluções híbridas


Professor

CLARA MARLI SCHERER KURTZ
CLARA MARLI SCHERER KURTZ
Formada em Letras Português – Inglês e em Arquivologia, pela UFSM, com Mestrado em Comunicação, na área de Ciência da Informação - UFRJ. Coordenadora do Projeto de Modernização do Arquivo Público Municipal de Canoas, em 2003 e 2004.Consultora na área de arquivos, em empresas como CONCEPA e FUNCORSAN, em Porto Alegre e FUNDAE, em Santa Maria. Ministrante de cursos e treinamentos em Prefeituras e em empresas.



Observações

• O empenho deverá ser feito em nome de IGAM Corporativo Cursos e Assessoria LTDA. CNPJ: 07.675.477/0001-16.
• A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para cursos@igam.com.br.


CERTIFICADOS:
• Os certificados serão disponibilizados no Portal do Aluno, através do link www.igam.com.br/aluno, após a realização do curso. O documento estará preenchido exatamente conforme o registro das presenças realizado na recepção do IGAM, em cada um dos turnos do curso.




SOBRE O IGAM

Somos uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública. Desde 1992, construímos conhecimento para o alcance da eficiência governamental e parlamentar.


Gestão Pública IGAM Publicações IGAM Acessibilidade

NEWSLETTER

Inscreva-se para receber novidades e informações do IGAM.


ONDE ESTAMOS

Rua dos Andradas, 1560 - 18º andar - Galeria Malcon - Centro
Porto Alegre RS - CEP 90026-900

Clique aqui para ver um mapa de nossa localização.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 9:00 as 17:30



O IGAM, fundado em 1992, possui como sócios-diretores Paulo César Flores e André Leandro Barbi de Souza. O quadro funcional é composto por colaboradores efetivos altamente especializados nas áreas jurídicas, de contabilidade, administração e com vivência prática em suas áreas de atuação. O produto de trabalho do IGAM é o conhecimento e a informação para os gestores, parlamentares e técnicos da administração pública, disponibilizados por vários canais: periódicos, newsletters diárias, esclarecimentos por telefone, fax, internet ou pessoalmente, cursos para órgãos públicos presenciais e, ainda, atendimento a demandas específicas do órgão ou entidade governamental. - Agência Digital