Cursos
(51) 3225-5719
Assessoria
(51) 3211-1527
(51) 99844-0441
(51) 99594-7182

TESOURARIA


CURSOS CURITIBA
25/11/2010 a 26/11/2010

Inscrições Encerradas

Lista de Espera



LOCAL: HOTEL BOURBON – RUA CÂNDIDO LOPES, 102 – SALA SUMATRA, 2º ANDAR - CURITIBA - PARANÁ.


SERVIDORES QUE ATUAM NA TESOURARIA DOS MUNICÍPIOS DO PODER EXECUTIVO, LEGISLATIVO E ADMINISTRAÇÃO INDIRETA.


Para órgãos e entidades não assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 380,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 320,00 até a data do curso.


Programa

PROGRAMA:

1. Posicionamento da Tesouraria no sistema de controle interno;

2. Funções da Tesouraria e do Tesoureiro(a);

3. Condições para o exercício do cargo;

4. Aspectos relevantes sobre controles financeiros:

     4.1 Boletim financeiro diário;

     4.2 Controle diário de entradas e saídas de caixa e bancos

     4.3 Aausência de documentos para o registro da receita

     4.4 ARelação da Tesouraria com a Contabilidade

     4.5 Controle de caixa

     4.6 Pagamentos de despesas em meios informatizados

     4.7 Pagamentos via cheques

     4.8 O papel do tesoureiro e a real responsabilidade sobre os pagamentos efetuados

     4.9 Conteúdo que deve acompanhar os processos de despesa para efetuar os pagamentos

     4.10 Registro de receitas não identificadas;

     4.11 Conciliação bancárias;

     4.12 Documentação base para efetuar pagamentos;

     4.13 Ordem de pagamento das despesas;

     4.14 Fluxo de caixa e contas a pagar;

5. Conceitos contábeis necessários à Tesouraria: Empenho, liquidação, pagamento, receita e despesa orçamentária, receita e despesa intraorçamentária, receita e despesa extraorçamentária, interferências ativas e passivas;

6. Aspectos relativos aos adiantamentos e diárias.

7. Retenções de INSS e Retenções de IRFF.

 

DATA DO EVENTO:

Dia 25/11/2010 (quinta-feira)

  • Das 08h30min às 9h – Credenciamento e Entrega de material;
  • Das 09h às 12h – Primeiro turno de trabalho;
  • Das 14h às 17h – Segundo turno de trabalho;

Dia 26/11/2010 (sexta-feira)

  • Das 09h às 11h – Terceiro turno de trabalho;
  • Às 11h05min – Encerramento e Entrega dos Certificados.

Professores

LUIS FERNANDO RAMOS
LUIS FERNANDO RAMOS
Consultor do IGAM, Bacharel em Contábeis – UNISINOS, Pós-Graduado em Perícia e Auditoria e Direito Tributário, Certificado CPA-10 e CPA-20 pela ANBIMA, certificado CGRPPS pela APIMEC, consultor nas áreas do Regime Geral de Previdência Social, ICMS, GIA MODELO B, SEFIP, RAIS, DIRF, DCTF e IRRF e ESOCIAL. Autor do livro Retenções Previdenciárias nas Contratações do Setor Público (formato digital pela editora Revolução eboock e IGAM Editora, em breve em formato impresso pela Editora IGAM/Editora BookExpress).


PAULO CÉSAR FLORES
PAULO CÉSAR FLORES
Contador, Sócio e Administrador do IGAM, MBA em Controladoria, Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais, Professor Universitário, Professor em cursos de Pós-Graduação, Instrutor de cursos nas áreas de Planejamento, Contabilidade, Controles Internos, Auditoria, Controladoria, Sistemas de Custos e Gestão, autor de artigos e livros.



Observações

• O empenho deverá ser feito em nome de IGAM Corporativo Cursos e Assessoria LTDA. CNPJ: 07.675.477/0001-16.
• A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para cursos@igam.com.br.


CERTIFICADOS:
• Os certificados serão disponibilizados no Portal do Aluno, através do link www.igam.com.br/aluno, após a realização do curso. O documento estará preenchido exatamente conforme o registro das presenças realizado na recepção do IGAM, em cada um dos turnos do curso.


Inscrições Encerradas



SOBRE O IGAM

Somos uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública. Desde 1992, construímos conhecimento para o alcance da eficiência governamental e parlamentar.


Gestão Pública IGAM Publicações IGAM Acessibilidade

NEWSLETTER

Inscreva-se para receber novidades e informações do IGAM.


ONDE ESTAMOS

Rua dos Andradas, 1560 - 18º andar - Galeria Malcon - Centro
Porto Alegre RS - CEP 90026-900

Clique aqui para ver um mapa de nossa localização.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 9:00 as 17:30



O IGAM, fundado em 1992, possui como sócios-diretores Paulo César Flores e André Leandro Barbi de Souza. O quadro funcional é composto por colaboradores efetivos altamente especializados nas áreas jurídicas, de contabilidade, administração e com vivência prática em suas áreas de atuação. O produto de trabalho do IGAM é o conhecimento e a informação para os gestores, parlamentares e técnicos da administração pública, disponibilizados por vários canais: periódicos, newsletters diárias, esclarecimentos por telefone, fax, internet ou pessoalmente, cursos para órgãos públicos presenciais e, ainda, atendimento a demandas específicas do órgão ou entidade governamental. - Agência Digital