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X ENCONTRO TÉCNICO DE MESAS DIRETORAS DE CÂMARAS MUNICIPAIS


CURSOS PORTO ALEGRE
16/02/2011 a 18/02/2011

Inscrições Encerradas

Lista de Espera



AUDITÓRIO IGAM – GALERIA MALCON, RUA DOS ANDRADAS, 1560 – 18º ANDAR – CENTRO – PORTO ALEGRE.


PRESIDENTES DE CÂMARAS, INTEGRANTES DA MESA DIRETORA, VEREADORES, ASSESSORES E SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS.


Para órgãos e entidades não assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 380,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 320,00 até a data do curso.


Programa

Dia 16/02/2011 (quarta-feira)

  • Das 09h30min às 10h – CREDENCIAMENTO E ENTREGA DE MATERIAL;
  • Das 10h às 12h - ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DAS CÂMARAS MUNICIPAIS

Palestrante: Paulo César Flores, Contador, MBA em Controladoria, Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais, Professor em cursos de Pós-Graduação, Instrutor de cursos nas áreas de Planejamento, Contabilidade, Controles Internos, Auditoria, Controladoria, Sistemas de Custos e Gestão, autor de artigos e livros, Sócio-Diretor do IGAM.

  • Das 14h às 15h15min - LIMITES DE GASTOS NAS CÂMARAS MUNICIPAIS

Palestrante: Dalberto Andretta – Contador formado pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, Pós-Graduado em Perícia e Auditoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS/RS, Certificação CPA-20 ANBID, Consultor e instrutor de cursos do IGAM. Atuando nas áreas: contabilidade, orçamento e controle interno. Professor de Pós-Graduação em contabilidade pública.

  • Das 15h30min às 17h – POLÍTICA REMUNERATÓRIA DOS VEREADORES

Palestrante: Eduardo Luchesi, Advogado formado pela Universidade Paulista – UNIP/SP, Especialista em Direito Tributário pela Universidade de Franca – UNIFRAN/SP, Especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestrando em Direito Público pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Consultor e Instrutor do IGAM nas áreas de Pessoal, Educação, Residuais, Tributos e Legislativo.

 Dia 17/02/2011 (quinta-feira)

  • Das 09h às 10h15min - A ESTRUTURAÇÃO DOS CARGOS NO PODER LEGISLATIVO

Palestrante: Moacir Sasso de Christo, Advogado formadopela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, advogado atuante em processos com tramitação no Tribunal de Contas do Estado do RS. Consultor e Instrutor do IGAM atuando nas áreas de Gestão de Recursos Humanos, Aposentadorias e Pensões no Serviço Público Municipal e Direito Eleitoral.

  • Das 10h30 às 12h - A RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE DA CÂMARA COMO ORDENADOR DE DESPESA JUNTO AO TCE

Palestrante: Moacir Sasso de Christo, Advogado formadopela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, advogado atuante em processos com tramitação no Tribunal de Contas do Estado do RS. Consultor e Instrutor do IGAM atuando nas áreas de Gestão de Recursos Humanos, Aposentadorias e Pensões no Serviço Público Municipal e Direito Eleitoral.

  • Das 14h às 15h15min- PRINCIPAIS PONTOS A SEREM EXAMINADOS PELO VEREADOR NAS LEIS DO EXECUTIVO QUE TRATAM SOBRE PESSOAL

Palestrante: Tatiana Matte de Azevedo: Advogada (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e habilitada pela OAB/RS para o exercício da advocacia); Pós-Graduada em nível de especialização na área de Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade IDC – Instituto de Desenvolvimento Cultural; Ex-Secretária Municipal de Administração de Palmares do Sul; Ex-Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social de Palmares do Sul; Ex-Assessora Jurídica de Palmares do Sul e Capivari do Sul; e Consultora do IGAM.

  • Das 15h30min às 17h- atendimento AO PÚBLICO INTERNO E EXTERNO nas câmaras de vereadores

Palestrante: Fernanda Maciel, Acadêmica do Curso de Comunicação Social (Relações Públicas) pela Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Gerente do Departamento de Relacionamento com o Cliente e Instrutora do IGAM.

Dia 18/02/2011 (sexta-feira)

  • Das 09h às 11h – O QUE PODE O VEREADOR LEGISLAR

Palestrante: André Leandro Barbi de Souza, Advogado com atuação nas áreas de Direito Administrativo, Direito Previdenciário e Direito Constitucional, Professor Universitário com Especialização em Direito Político, MBA – Management of Public Organization (The University of Tennessee/FUNDATEC), Professor do MBA em Gestão Estratégica Municipal (FAMURS/UNISC), Professor da Pós-Graduação em Direito Municipal da UNIVALI (SC), Professor da Pós-Graduação em Direito Processual Civil da Anhanguera Educacional, Autor de Artigos Técnicos Publicados em Revistas Especializadas em Direito, Parecerista, Consultor Técnico, Professor e Palestrante nas Áreas de Direito Governamental e de Gestão Pública, com ênfase nas temáticas relacionadas com direito processual legislativo, técnica legislativa, estrutura e organização de órgãos públicos, gestão de pessoas e recursos humanos, sistema de remuneração dos agentes públicos, gestão e organização do Regime Próprio de Previdência do Servidor Público, políticas públicas e seu processo de legitimação, arquitetura organizacional, administrativa e funcional e eficiência como princípio de gestão pública, Diretor do IGAM.

  • Às 11h05min – ENCERRAMENTO E ENTREGA DE CERTIFICADOS.

Professores

ANDRÉ LEANDRO BARBI DE SOUZA
ANDRÉ LEANDRO BARBI DE SOUZA
Advogado, fundador, sócio e diretor do IGAM (www.igam.com.br), professor com especialização em direito político, autor dos livros A Lei, seu Processo de Elaboração e a Democracia (2013) e O que é ser Vereador (2017), autor de artigos técnicos publicados em revistas especializadas no Brasil e em Portugal, avaliador de artigos para a Revista de Estudos Legislativos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, professor de cursos in company ministrados junto a escolas de magistratura e de ministérios públicos estaduais, tribunais, escolas de assembleias legislativas, câmaras municipais e prefeituras, professor de cursos e capacitações realizadas pelo IGAM, palestrante convidado para eventos estaduais e nacionais relacionados à administração pública e à atuação parlamentar, especialmente os dirigidos a vereador e servidor de câmara municipal, pesquisador na área jurídica relacionada com processo legislativo, legística e técnica legislativa, parecerista e conferencista.


FERNANDA DA SILVA MACIEL


MOACIR SASSO DE CHRISTO


PAULO CÉSAR FLORES
PAULO CÉSAR FLORES
Contador, Sócio e Administrador do IGAM, MBA em Controladoria, Especialista em Contabilidade, Auditoria e Finanças Governamentais, Professor Universitário, Professor em cursos de Pós-Graduação, Instrutor de cursos nas áreas de Planejamento, Contabilidade, Controles Internos, Auditoria, Controladoria, Sistemas de Custos e Gestão, autor de artigos e livros.


TATIANA MATTE DE AZEVEDO
TATIANA MATTE DE AZEVEDO
Advogada, formada pela PUCRS e pós-graduada, em nível de especialização, na área de Direito Civil e Processual Civil, pela Faculdade IDC – Instituto de Desenvolvimento Cultural; cursa pós-graduação, em nível de especialização, na área de Previdência Pública pela Faculdade Meridional – IMED; foi secretária municipal de administração, secretária municipal de saúde e assistência social e assessora jurídica; é professora de pós-graduação em Direito Previdenciário; ministra cursos e palestras nas áreas de Direito Administrativo e Previdenciário; Consultora do IGAM com ênfase na área de pessoal.



Observações

• O empenho deverá ser feito em nome de IGAM Corporativo Cursos e Assessoria LTDA. CNPJ: 07.675.477/0001-16.
• A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para cursos@igam.com.br.


CERTIFICADOS:
• Os certificados serão disponibilizados no Portal do Aluno, através do link www.igam.com.br/aluno, após a realização do curso. O documento estará preenchido exatamente conforme o registro das presenças realizado na recepção do IGAM, em cada um dos turnos do curso.


Inscrições Encerradas



SOBRE O IGAM

Somos uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública. Desde 1992, construímos conhecimento para o alcance da eficiência governamental e parlamentar.

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Rua dos Andradas, 1560 - 18º andar - Galeria Malcon - Centro
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O IGAM, fundado em 1992, possui como sócios-diretores Paulo César Flores e André Leandro Barbi de Souza. O quadro funcional é composto por colaboradores efetivos altamente especializados nas áreas jurídicas, de contabilidade, administração e com vivência prática em suas áreas de atuação. O produto de trabalho do IGAM é o conhecimento e a informação para os gestores, parlamentares e técnicos da administração pública, disponibilizados por vários canais: periódicos, newsletters diárias, esclarecimentos por telefone, fax, internet ou pessoalmente, cursos para órgãos públicos presenciais e, ainda, atendimento a demandas específicas do órgão ou entidade governamental. A Natureza Jurídica da Emater/RS e a Participação em Conselhos Municipais | Os Poderes Executivo e Legislativo municipal podem ter sistemas de contabilidade e orçamento de diferentes fornecedores? | A Utilização do Acordo de Cooperação como forma de desvio das finalidades da Lei nº 13.019/2014 | O teto remuneratório e a acumulação de cargos | A contratação temporária e emergencial de servidor público | | Sitemap