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Organização de Arquivos Municipais


CURSOS Porto Alegre
20/06/2017 a 21/06/2017


SEDE do IGAM - Rua dos Andradas 1560, 18º andar - Galeria Malcon Centro - Porto Alegre (RS).


Dia: 20/06/2017 das 09:00 às 11:45
Dia: 20/06/2017 das 13:45 às 17:00
Dia: 21/06/2017 das 09:00 às 11:00
Profissionais responsáveis por arquivos municipais, arquivistas.


Para órgãos e entidades não assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 540,00 até a data do curso.
- Para órgãos e entidades assinantes dos informativos do IGAM:
* R$ 430,00 até a data do curso.


Programa

1. Os arquivos e o ciclo de vida dos documentos
2. Os arquivos e a legislação:
2.1 Lei nº 8.159 de 08/01/1991, dos arquivos públicos e privados e Lei nº12.527, de18/11/2011, do acesso aos documentos.
2.2 O sistema Nacional de Arquivos – SINAR  e o Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ
3. O arquivo público municipal
3.1 Conceito  e configuração legal
3.2 Legislação e metas para criação
4. Gestão de documentos arquivísticos:
4.1 Etapas da gestão de documentos: funções arquivísticas
4.2 Produção/tramitação de documentos; Classificação de documentos - Plano de Avaliação  de documentos - Tabela de temporalidade
4.3 Descrição de documentos – normas de descrição
4.4 Preservação de documentos – rotinas de conservação
5Os arquivos e a tecnologia
5.1 Documentos digitais
5.2 Digitalização, microfilmagem, bancos de dados e repositórios digitais.


Vídeo



Professor

CLARA MARLI SCHERER KURTZ
CLARA MARLI SCHERER KURTZ
Formada em Letras Português – Inglês e em Arquivologia, pela UFSM, com Mestrado em Comunicação, na área de Ciência da Informação - UFRJ. Coordenadora do Projeto de Modernização do Arquivo Público Municipal de Canoas, em 2003 e 2004.Consultora na área de arquivos, em empresas como CONCEPA e FUNCORSAN, em Porto Alegre e FUNDAE, em Santa Maria. Ministrante de cursos e treinamentos em Prefeituras e em empresas.



Observações

• O empenho deverá ser feito em nome de IGAM Corporativo Cursos e Assessoria LTDA. CNPJ: 07.675.477/0001-16.
• A inscrição é assegurada mediante pagamento e/ou cópia de empenho encaminhada para cursos@igam.com.br.
• Os municípios filiados à Artafam, tem 15% de desconto nas inscrições em cursos.


CERTIFICADOS:
• Os certificados serão disponibilizados no Portal do Aluno, através do link www.igam.com.br/aluno, após a realização do curso. O documento estará preenchido exatamente conforme o registro das presenças realizado na recepção do IGAM, em cada um dos turnos do curso.




SOBRE O IGAM

Somos uma instituição que atende a órgãos e entidades públicas de todo o país nas áreas jurídica, contábil e de gestão pública. Desde 1992, construímos conhecimento para o alcance da eficiência governamental e parlamentar.

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ONDE ESTAMOS

Rua dos Andradas, 1560 - 18º andar - Galeria Malcon - Centro
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Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 9:00 as 17:30



O IGAM, fundado em 1992, possui como sócios-diretores Paulo César Flores e André Leandro Barbi de Souza. O quadro funcional é composto por colaboradores efetivos altamente especializados nas áreas jurídicas, de contabilidade, administração e com vivência prática em suas áreas de atuação. O produto de trabalho do IGAM é o conhecimento e a informação para os gestores, parlamentares e técnicos da administração pública, disponibilizados por vários canais: periódicos, newsletters diárias, esclarecimentos por telefone, fax, internet ou pessoalmente, cursos para órgãos públicos presenciais e, ainda, atendimento a demandas específicas do órgão ou entidade governamental. Escreva o que vai fazer, faça o que escreveu e confira o que fez. | A Desvinculação de Receitas de Estados e Municípios (DREM) | Quem pode exercer cargo ou função no controle interno? | Os Poderes Executivo e Legislativo municipal podem ter sistemas de contabilidade e orçamento de diferentes fornecedores? | A Utilização do Acordo de Cooperação como forma de desvio das finalidades da Lei nº 13.019/2014 | | Sitemap
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